Pesquisar
Close this search box.

Conheça os termos mais usados pelos corredores

Conheça os termos mais usados pelos corredores

Conheça alguns dos principais termos mais usados pelos corredores. Afinal, para quem está iniciando no mundo da corrida são termos novos que vocês precisam conhecer e se familiarizar para se socializar melhor com a “turma” da corrida.

Contudo, dividiremos os termos em categorias para facilitar o entendimento.

Expressões relacionadas ao treinamento

São termos para o dia-a-dia do corredor, portanto que é de uso mais constante no linguajar do praticante da corrida.

Contínuo: método de treinamento no qual o atleta corre sem intervalo de recuperação

Educativos: exercícios que auxiliam no desenvolvimento da técnica da corrida e no fortalecimento da musculatura dos membros inferiores.

Fartlek: treino contínuo no qual o corredor alterna ritmos fortes e leves. O atleta corre o tempo todo, mas aumenta ou diminui a intensidade a cada determinada distância, ou tempo.

Intervalado: método de treinamento onde o atleta corre em intensidade alta durante determinado tempo ou distância e faz um intervalo de recuperação que pode ser ativo (caminhando) ou passivo.

Longão: treino onde o principal objetivo é a distância percorrida. Contudo, costuma-se realizar este treino uma vez por semana, geralmente aos sábados ou domingos, dias em que a pessoa pode dedicar mais tempo ao exercício.

Pace: unidade física com foco em medir ritmo (velocidade) do corredor, portanto, entendida como intervalo de tempo gasto para percorrer 1 km. Geralmente é expresso em min/km.

Planilha: planejamento ou periodização do treinamento ao longo do mês conforme os objetivos do corredor.

Recuperação ativa: momento entre um estímulo e outro durante o treinamento no qual o corredor se mantém fazendo exercício com uma intensidade mais baixa do que o estímulo.

Recuperação passiva: momento entre um estímulo e outro durante o treinamento onde o corredor se mantém parado. É ideal para otimizar a resistência a altas concentrações de ácido lático.

Rodagem: treinos leves usados com função regenerativa.

Sobrecarga: aumento na intensidade (velocidade) ou duração (tempo ou distância) do exercício.

Tiro: tipo de treino intervalado composto por uma sucessão de esforços intensos intercalados por períodos de recuperação.

Treino de limiar: treino com intensidade alta, próxima do limiar anaeróbico.

Treino regenerativo: treino leve que se realiza no dia posterior a um treino intenso.

Zonas-alvo: limites mínimo e máximo de intensidade preconizados para o treino para obter o máximo desempenho.

Termos mais usados com foco no Corpo do corredor

Aqui esperamos que você conheça os termos mais usados pelos corredores que se relacionam ao estado do corpo do corredor. Consequentemente, é importante para conhecer as expressões relativas aos efeitos que a corrida pode oferecer ao indivíduo.

Canelite: dor na parte anterior da canela, normalmente relacionada ao impacto constante ocorrido durante a prática da corrida

Core: região que engloba quadril, abdômen e lombar, portanto, é o centro de estabilização e de produção de força do corpo.

Endorfina: A endorfina é produzida em resposta à atividade física com intenção de dar prazer e despertar a sensação de euforia e bem-estar.

Frequência cardíaca máxima (FC Máx): valor em BPM da frequência cardíaca máxima em que teoricamente o corredor pode chegar. Também serve para determinar as frequências cardíacas de diferentes tipos de treinamentos. Assim é obtida pelo teste ergo espirométrico ou estimada por fórmulas matemáticas.

Glicogênio muscular: principal combustível do corpo durante a prática de atividade física. É estocado no organismo com a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

Lactato (ácido lático): resíduo metabólico produzido pelo organismo quando uma pessoa se exercita além do limiar anaeróbio. Ocasionalmente, causa fadiga muscular e diminui a capacidade do corpo de absorver oxigênio.

Limiar de lactato (LL): momento em que o corredor atinge um ponto no qual a taxa de produção de ácido lático é igual à de remoção. Qualquer intensidade a partir dessa dará início ao processo de fadiga.

Overtraining: também conhecido como síndrome de supertreinamento, ocorre quando o atleta força muito durante os treinos. Os sintomas se parecem com as consequências naturais de um treinamento forte, mas são crônicos e causam queda no rendimento. Consequentemente, o corpo perde a capacidade de se recuperar das sobrecargas sucessivas e entra em pane.

Suplementação: nutrientes ingeridos por meio de comprimidos ou shakes com orientação profissional. Portanto, utiliza-se para a melhora do desempenho esportivo.

Termos mais usados nas provas de corrida

Altimetria: representada por gráficos ou mapas, demonstra o relevo dos percursos das provas. Ademais, os atletas podem visualizar as subidas e as descidas que enfrentarão ao longo da corrida.

Bater contra o muro: expressão usada por maratonistas que se refere à marca dos 30 km. Entretanto, após essa distância, a sensação de esforço é tanta que muitos dizem que se assemelha a correr de encontro a uma parede.

Pipoca: pessoa que não fez a inscrição para uma corrida, mas participa da prova mesmo assim.

Postos de abastecimento: postos montados ao longo do percurso da prova com água, bebidas esportivas, frutas, alimentos e suplementos alimentares para os corredores poderem se reidratar e repor as energias.

Quebrar: palavra utilizada quando um atleta perde as forças em determinado momento da prova e, portanto, não consegue completar a corrida (ou precisa diminuir muito o ritmo para chegar até o final).

Trail running: corrida em montanhas, trilhas, desertos ou qualquer tipo de terreno que seja acidentado.

Ultramaratona: prova com distância superior a 42 km. Surpreendentemente, a BR 135 é a mais longa ultramaratona do Brasil, com 217 km.

Neologismos ou novas expressões criadas pelos corredores

Runaholic: pessoa viciada em corrida.

Caso conheça mais algum termo mais usados pelos corredores veio mais algum na sua cabeça? Então, conte para a gente nos comentários.

Agradecemos pela leitura!

Keep running!

Fonte: Sua Corrida


Leia os outros artigos:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.